Árido Movie (2006)

Como disse num post anterior, Otto participou da trilha de dois dos meus filmes favoritos. Como prometido, apresento-lhes Árido Movie, do diretor Lírio Ferreira. Este é outro daqueles ícones do excelente cinema pernambucano, uma das cenas que mais cresceram – principalmente em qualidade e boas histórias – nos últimos anos.

O tema é o mesmo de outros diversos filmes – o nordeste, os coronéis, a seca, as vinganças – mas pra se tornar um filme B legítimo, precisava dar uma inovada. Nesse sertão, há uma planta que vinga muito verde, aquela mesma que alimenta a economia do nordeste e dos seus coronéis, mas que vocês conhecem bem pelos seus adoradores, aqueles jovens ouvidores de Bob Marley (sic). Já no início do filme, Selton Mello (tinha que ser ele) abre a sequência nos dando uma aula de como fechar “um”, numa cena hilária que mostra bem o tom do filme, um toque de “Cheech and Chong” com sotaque tupiniquim.

Mas ao mesmo tempo, tem a história principal que retrata aquela realidade incômoda do sertão. Há um filho famoso, apresentador de TV que se deu muito bem na cidade grande, mas que precisa voltar para o interior devido a morte do pai e é confrontado com essa “árida” realidade da sua cidade de origem. Há muita história paralela, quase mais importante que a principal, mas esse é o tom de ironia que vejo nesse filme e me faz o escolher como um dos meus favoritos. Grande elenco, trilha sonora excelente. Recomendo pra quem não tem pudores de ver outros tipos de realidade, muito uso de drogas e bebedeiras, misturado à crítica dessa imensa economia paralela que o triângulo da maconha nordestino gera.

Elenco:
Guilherme Weber …. Jonas
Giulia Gam …. Soledad
Gustavo Falcão …. Falcão
Selton Mello …. Bob
Mariana Lima …. Vera
José Dumont …. Zé Elétrico
Suyane Moreira ….Wedja
Luiz Carlos Vasconcelos ….Jurandir
Aramis Trindade …. Márcio Greyck
Matheus Nachtergaele …. Salustiano
Maria de Jesus Bacarelli …. dona Carmo
Renata Sorrah …. Stela
Paulo César Pereio …. Lázaro
Magdale Alves …. Dedé
José Celso Martinez Corrêa …. Meu Velho


Deixe uma Resposta

Preencha os seus detalhes abaixo ou clique num ícone para iniciar sessão:

Logótipo da WordPress.com

Está a comentar usando a sua conta WordPress.com Terminar Sessão / Alterar )

Imagem do Twitter

Está a comentar usando a sua conta Twitter Terminar Sessão / Alterar )

Facebook photo

Está a comentar usando a sua conta Facebook Terminar Sessão / Alterar )

Google+ photo

Está a comentar usando a sua conta Google+ Terminar Sessão / Alterar )

Connecting to %s

%d bloggers like this: