Wabi-Sabi

Descobri recentemente um conceito maravilhoso, criação dos japoneses e sua infinita sabedoria. Wabi-sabi é, segundo os ocidentais, algo como a percepção da beleza nas coisas imperfeitas, efêmeras, orgânicas.  Na decoração, o Wabi-Sabi usa o minimalismo e elementos naturais. Objetos antigos tem mais valor com suas ranhuras e defeitinhos que mostram o tempo, a mesa da sua avó que está gasta pelo tempo, o vaso desbotado, os tamanhos e texturas de objetos diferentes que se juntam e formam beleza. A natureza é imperfeita, mas é do caos que surge a beleza.

Mas definir Wabi-Sabi é quase impossível. Kakuzo Okakura, autor do livro The Book of Tea, tenta traduzir – “como se fosse o avesso de um brocado, todas as linhas estão lá, mas não a sutileza da cor e do desenho. Os ocidentais tendem a associar o conceito com características físicas como imperfeição, rusticidade, velho ou gasto, etc. Wabi-sabi não está atrelado rigidamente a uma lista de traços físicos. Ao contrário, é uma consciência profunda que transcende a aparência estética. Pode ser sentido, raramente verbalizado e muito menos definido. Se você focar o físico, verá somente o avesso do brocado e sua beleza real permanecerá escondida. Para se ver a verdadeira essência deve-se olhar além das aparências”.

Esse conceito é fenomenal porque explica um pouco de algo que sempre trouxe comigo e que me fez criar esse blog. Existe algo de belo em tudo, no defeito, no desequilíbrio, no caos, no brega, no clichê. Aquele papo de beleza interna, eu levo isso bem a sério. Aquela coisa de charme, de beleza it, de algo mais além da mera e obvia perfeição. Isso vale do sapato com detalhe bacana ao seu próximo namorado. E convenhamos, tem muitos “feios” por aí que se saem bem melhor do que várias beldades, não acham? Wabi-sabi na prática.

Benicio Del Toro

Frida Kahlo

Hindi Zahra


Deixe uma Resposta

Preencha os seus detalhes abaixo ou clique num ícone para iniciar sessão:

Logótipo da WordPress.com

Está a comentar usando a sua conta WordPress.com Terminar Sessão / Alterar )

Imagem do Twitter

Está a comentar usando a sua conta Twitter Terminar Sessão / Alterar )

Facebook photo

Está a comentar usando a sua conta Facebook Terminar Sessão / Alterar )

Google+ photo

Está a comentar usando a sua conta Google+ Terminar Sessão / Alterar )

Connecting to %s

%d bloggers like this: