Persépolis


Você aí que está curtindo o verão, aproveitando as férias pra colocar a videoteca em dia ou simplesmente sem nada pra fazer no final de semana. A dica é assistir Persepolis, uma animação francesa que levou indicação ao Oscar 2008 na categoria Melhor Animação. Ano de RatatouillePersepolis não levou, mas ficou consagrado como um filme cult e uma ótima fórmula para se falar de política sem ser chato.

Alguns compararam Marjane, a menina desenhada em preto e branco do filme, como uma nova Mafalda. E até surgem algumas semelhanças. Ambas são menininhas, jovens, questionadoras e têm um ponto em comum: o interesse inquietante pela política. Na Argentina ou no Irã, lutar pelos direitos e questionar o mundo é atemporal.

“Persépolis” é uma história forte contada de forma simples. Como nos quadrinhos de Marjane Satrapi, em que é baseado, o filme dirigido pela própria Satrapi e Vincent Paronnaud consiste em uma série de desenhos em preto e branco, de traços fortes pretos e nuances de cinza.

As três personagens principais são dubladas por grandes atrizes francesas: Chiara Mastroianni, Catherine Deneuve e Danielle Darrieux, que dão voz à jovem Marjane, sua mãe e sua avó. Deneuve é mãe de Mastroianni na vida real, e Darrieux interpretou a mãe de Deneuve no cinema há 40 anos, em “Le demoiselles de Rochefort”.

A avó, vivida por Darrieux, é a âncora matriarcal de “Persépolis”, fonte de humor e orientação moral para a pequena Marjane e também a encarnação do feminismo contido no filme. Como sua avó, Marjane é naturalmente rebelde. Para ela, a liberdade é um direito, por isso, desafia o mundo.

O clima do filme é freqüentemente sombrio, mas ao mesmo tempo extremamente encantador e ousado. É a expressão da resistência artística aos poderosos e opressores, que insistem que o mundo só pode ser visto em preto e branco.

Persépolis (Persepolis, 2007)
Diretores: Vincent Paronnaud e Marjane Satrapi
Roteiro: Vincent Paronnaud e Marjane Satrapi
Com as vozes de: Chiara Mastroianni, Catherine Deneuve, Danielle Darrieux, Sean Penn, Gena Rowlands, Iggy Pop

Site oficial:
www.sonypictures.com/classics/persepolis


Deixe uma Resposta

Preencha os seus detalhes abaixo ou clique num ícone para iniciar sessão:

Logótipo da WordPress.com

Está a comentar usando a sua conta WordPress.com Terminar Sessão / Alterar )

Imagem do Twitter

Está a comentar usando a sua conta Twitter Terminar Sessão / Alterar )

Facebook photo

Está a comentar usando a sua conta Facebook Terminar Sessão / Alterar )

Google+ photo

Está a comentar usando a sua conta Google+ Terminar Sessão / Alterar )

Connecting to %s

%d bloggers like this: